4 dicas básicas para colocar parafusos

4-dicas-basicas-para-colocar-parafusos-720x400-min
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

A fixação com o uso de parafusos faz parte de nossas vidas e está em todos os lugares, desde os móveis de sua casa, passando pelos eletrodomésticos até construções diversas. E por mais que seja algo simples, muitas pessoas cometem alguns errinhos na hora de aplicar um parafuso correto em suas instalações.

Com isso, acontece que muitas vezes os parafusos se soltam do local ou estragam a peça, especialmente as de madeira. Pensando nisso, no post de hoje trouxemos algumas dicas bem importantes para você saber colocar parafusos como um mestre. Acompanhe!

1. Escolha a chave de fenda correta

Em primeiro lugar, precisamos explicar alguns pontos sobre a principal ferramenta de aplicação de parafusos: a chave de fenda. Ela é composta por quatro partes: alça, haste, lâmina e ponta.

As chaves de fenda são distinguidas entre si com base na sua ponta e no tipo de parafuso em que atuam. As duas pontas mais comuns são a chave de fenda simples e a chave de fenda Phillips. Portanto, elas serão escolhidas com base no tipo de parafuso que você tenha, que levam os mesmos nomes.

2. Use brocas para furo piloto

Algumas pessoas optam por não usar furos piloto ao utilizar parafusos em madeira, mas esse pode ser um erro, pois fazer um furo piloto com uma broca ajuda o parafuso a entrar reto na madeira.

Basicamente, o furo piloto cria o canal na madeira que o parafuso seguirá, e é realizado usando um diâmetro um pouco menor que o diâmetro do parafuso. Mas isso depende do tipo de madeira que você está usando. Se você estiver usando uma madeira dura, então você deve criar furos piloto iguais ao tamanho da rosca do parafuso. Em madeira macia, basta metade do tamanho da rosca do parafuso.

3. Utilize parafusos com comprimento adequado

Quando você estiver tentando unir dois pedaços de madeira, é importante usar parafusos específicos para esse material, e que tenham o comprimento correto. Portanto, meça a espessura dos painéis que serão aparafusados juntos.

O ideal é que o comprimento total do parafuso seja três vezes o valor da menor espessura; se a madeira tem 10mm de espessura, por exemplo, use um parafuso com 30mm de comprimento.

4. Escolha o diâmetro correto do parafuso

Quando você usa parafusos para fixar dois pedaços de madeira, você espera que eles estejam bem firmes um ao outro. Nesse sentido, muitas pessoas pensam que o uso de um parafuso com um diâmetro maior irá dar-lhes uma ligação mais forte, mas isso não é exatamente verdade. Um parafuso longo com um diâmetro menor realizará uma fixação melhor do que um parafuso pequeno com um diâmetro maior, por exemplo.

Outro detalhe importante é que, se o parafuso for muito grosso, ele pode rachar a madeira. Assim, como via de regra, use sempre um diâmetro de parafuso que seja um terço da espessura do local. Se a madeira tiver 10mm de espessura, por exemplo, use um parafuso com diâmetro de 3,5mm.

Esperamos que você tenha gostado do post de hoje, e que essas dicas possam ajudá-los a fazer as melhores escolhas na hora de colocar parafusos. Sobrou ainda alguma dúvida sobre o assunto? Tem mais dicas sobre parafusos? Deixe-nos um comentário e participe!

 

 


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Deixe seu comentário

Preencha o formulário com seus dados. Campos com * são obrigatórios. *