5 coisas que você precisa saber antes de começar uma reforma

5-coisas-que-voce-precisa-saber-antes-de-comecar-uma-reforma.jpeg
2 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 1 Pin It Share 0 2 Flares ×

Uma casa ou apartamento de tempos em tempos deve sofrer modificações. Muitas vezes, um piso precisa ser substituído, uma parede repintada ou a cozinha merece uma nova bancada. Mas, antes de começar uma reforma é preciso se ater a alguns detalhes.

Quer saber quais são eles? Confira aqui 5 fatores que devem ser considerados antes de iniciar uma reforma.

1. Precise o objetivo da reforma

Reformar a casa pode ser algo bastante empolgante. Uma simples mudança de móveis pode se ampliar para a quebra de paredes e integração dos cômodos. Esse tipo de situação descontrolada pode aumentar os custos da reforma e até mesmo inviabilizar a funcionalidade do ambiente.

Por isso, é importante definir qual o objetivo dessa reforma e deixar isso claro no projeto. Assim, fica mais fácil visualizar e realizar o que a reforma se propôs.

2. Distribua o projeto em etapas

A reforma da casa pode ser tão grande que será preciso organizar o projeto em etapas. Primeiramente, é importante atentar para o plano legal do projeto. Quem será o profissional responsável pela reforma? E caso sua residência seja alugada, não esqueça de informar-se sobre a regulamentação do condomínio. Por mais que seja uma reforma pequena, é imprescindível o cuidado com a legislação, para se evitar problemas futuros.

Depois disso, comece separando por cômodos. Defina aqueles que precisam de uma reforma mais urgente. Assim, fica mais fácil visualizar qual será o andamento da reforma.

3. Determine o orçamento

Por mais que você seja uma pessoa boa de cálculo, vai ser difícil definir sozinho os gastos da obra. Sendo assim, estipule o quanto você pode gastar com essa reforma e procure um profissional responsável para estimar os valores.

Você também pode pedir sugestões para otimizar a reforma e deixar os prazos mais curtos. Afinal, não dá para esperar uma vida para ver a casa reformada.

4. Evite comprar materiais com antecedência

Quem vive ansioso por reformar sua casa acaba olhando lojas e revistas especializadas sobre construção. Nessa pesquisa informal, acaba se deparando com materiais com bons preços ou que seriam ideias para a reforma. Resultado disso: compra antecipada.

Esse erro deve ser evitado, ainda mais quando não se tem nem um projeto elaborado para a reforma. Fazendo isso, existem grandes chances de uma escolha incompatível do material de construção ou de decoração. Quando for realizar sua compra, é indispensável já ter passado por um planejamento. Chegar na loja e apenas escolher o que acha “necessário” não é suficiente.

Outro detalhe é a incapacidade de armazenar o que você comprou. Por exemplo, fica difícil guardar um grande volume de material em casa, que provavelmente se demorará em utilizar. Logo, compre apenas o que for necessário e de acordo com o andamento da reforma.

5. Defina a mão de obra cuidadosamente

A reforma de uma casa vai exigir cuidados especais em relação a uma construção nova. Afinal, há detalhes que precisam ser preservados durante as obras. E isso tem a ver com o tipo de mão de obra que você contrata.

Essa é uma etapa muito importante: serão eles que executarão a sua reforma. Consulte as referências desses profissionais, suas experiências anteriores. Se o tipo de trabalho que realizam irá satisfazer as suas necessidades. Também negocie o pagamento. Não é recomendável pagar o valor total de imediato. Sugira dividir em parcelas para garantir a entrega da reforma finalizada.

Essas foram algumas informações fundamentais antes de começar uma reforma. Quer saber mais sobre isso e outros assuntos? Fique por dentro seguindo a nossa página no Facebook.

 

checklist-reforma

2 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 1 Pin It Share 0 2 Flares ×

Deixe seu comentário

Preencha o formulário com seus dados. Campos com * são obrigatórios. *