9 Ferramentas que não podem faltar em uma marcenaria

9 Ferramentas manuais e elétricas que não podem faltar em uma marcenaria
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Se você trabalha em uma marcenaria sabe que sem as ferramentas manuais o trabalho não seria possível, e para isso é necessário saber quais são os principais itens para manter seu estabelecimento sempre bem equipado e repleto de opções.

A profissão de marceneiro é uma profissão que exige bastante técnica, além de muito talento por parte dos profissionais envolvidos. E, para auxiliar a execução das mais variadas funções em uma marcenaria, são necessárias algumas ferramentas específicas.

Pensando nisso, criamos uma lista de ferramentas manuais que são essenciais para o dia a dia de um marceneiro.

Veja a seguir quais são elas:

SERROTE RAMADA OUROSerrote ouro

O serrote ouro é indicado para madeiras mais duras permitindo um corte com qualidade, precisão e um bom acabamento.

Serrote robusto com lâmina 0,90mm. Cabo com três parafusos garantindo maior firmeza no corte. Serrote com 9, 7 e 6 dentes por polegada.

 

TRENA ACO COM TRAVA EMBORRACHADA TOMPSONTrena

Para medição das peças em madeira e um trabalho preciso e de qualidade a trena é um item indispensável em uma marcenaria.

Em uma das extremidades da trena há uma chapinha de metal, dobrada em um ângulo de 90° que serve para fixar a trena no local de início da medição, permitindo, desta forma, que você consiga medir distâncias maiores do que seus braços poderiam alcançar.

Estas fitas métricas são graduadas em milímetros, centímetros, metros e polegadas.
Algumas trenas, ainda apresentam uma trava para facilitar a leitura da medição, evitando o movimento dela.

 

LIXA CARBOMAPANLixa Carbomapan

A lixa carbomapan é uma ferramenta mais usada no pré-acabamento. Ela serve para eliminar farpas, desníveis e desigualdades nas peças em madeira. Proporciona um aspecto uniforme e agradável ao toque.

Sua utilização é indicada para o desbaste e acabamento de madeiras, preparação para aplicação de seladores, vernizes e pinturas em geral.

MARTELO PARA MADEIRAMartelo para madeira

O martelo para madeira é uma ferramenta profissional utilizada para pregar e arrancar pregos. Uma das ferramentas mais antigas na área de marcenaria.

Por mais que as ferramentas tendem a se tornar elétricas e mais práticas, o martelo continua sendo insubstituível e essencial em uma marcenaria.

 

PARAFUS FURAD BATERIA 12V 38 220V DCD710S2Parafusadeira manual

A parafusadeira manual é um equipamento bastante parecido a uma furadeira elétrica com a função de apertar ou retirar parafusos.

Uma dica é estar sempre atento na compra de uma parafusadeira, principalmente quanto à capacidade de ajuste e de profundidade. Quanto mais profundo, melhor o acabamento.

As brocas das parafusadeiras são semelhantes às da furadeira, porém mais finas e delicadas. A adaptação das brocas em geral, é feita por mero encaixe, não necessitando apertos no mandril.

 

SERRA CIRCULAR GKS 190Serra circular

Se você possui uma grande demanda de trabalho, e precisa otimizar seu tempo, a escolha certa é serra circular ao invés de serrote.

Uma serra mecânica fará, em segundos, um corte que levaria vários minutos ou até horas, se executado com serrote. Ela permitirá perfurar com precisão todo tipo de madeiras, inclusive as mais duras.

Equipamentos elétricos e máquinas no geral servem para executar com maior facilidade e exatidão aquilo que antes era feito apenas manualmente.

 

SERRA TICO TICO GST 65ESerra tico-tico

As serras tico-tico são equipamentos para diversas funções das áreas de marcenaria e carpintaria.

Possui um eficiente sistema mecânico de fixação de lâminas que garante o máximo de precisão para todos os tipos de corte.

Velocidade variável e robusta da placa-base, que permite cortes em ângulo de até 45°. Baixos índices de vibração e ruído.

 

CHAVE FENDA PHILLIPS JOMARCAChave Philips

Você já tem os parafusos, as buchas e as dobradiças, mas como você vai usá-los, ou melhor, apertá-los sem uma chave de fenda? Pois é, esse é outro item que não pode faltar de jeito nenhum em uma marcenaria.

A Chave de fenda Philips é a mais usada em marcenarias, ela é feita em haste em aço Gedore-Vanadium e cabo em polipropileno, possui acabamento niquelado e cromado, com ponta escurecida, e cabo ergonômico.

Chave com lâmina redonda e perfil de encaixe para parafusos tipo fenda cruzada.

 

DISCO FLAP DEWALTDisco de lixa

Os discos de lixa são úteis para diversos segmentos, como corte, polimento, e lixamento de massa poliéster, primers, tintas e vernizes.

Os discos de lixa servem para retirar o excesso da madeira para dar um acabamento mais profissional.

E aí, gostou da nossa lista de ferramentas manuais e elétricas essenciais para a marcenaria?

Conte pra gente quais são as ferramentas que você mais utiliza em seu dia a dia! Compartilhe o post com seus amigos nas redes sociais!

Até a próxima, grande abraço!

 

Guia de ferramentas para marcenarias

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Deixe seu comentário

Preencha o formulário com seus dados. Campos com * são obrigatórios. *