Como criar um acabamento perfeito para MDF

mdf
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Para renovar um móvel ou criar estampas incríveis existe uma técnica perfeita para realizar esses procedimentos em móveis de MDF, a técnica de laquear. Talvez você já tenha ouvido sobre ela, mas ainda não sabe muito bem como fazer.

De antemão podemos te dizer que é bem fácil e prático, podendo ser por feita em oficinas ou até mesmo em casa. Basicamente a técnica consiste em usar a tinta laca para revestir e dar o acabamento perfeito na superfície.

Então, se você é um autodidata apaixonado por recriar e repaginar seus móveis, ou é um recém profissional da marcenaria, acompanhe o texto e descubra como criar um acabamento perfeito para o seu projeto em mdf.

Preparação da superfície

Assim como com qualquer tipo de madeira, para realizar a pintura e o acabamento é necessário preparar a peça, e com o MDF não seria diferente.

O processo de preparação começa lixando o móvel com uma lixa mais grossa de número 60 ou 80 para peças mais desgastadas ou 100 e 150 para peças em melhor estado, essa etapa é essencial para deixá-la bem lisa e nivelada, livre das imperfeições indesejadas.

Para lixar não tem segredo, é o procedimento “vai e vem” convencional, que com certeza você já realizou em projetos anteriores.

Aplicação de primer ou selador

Agora com a peça livre de imperfeições, chegou a hora de continuar preparando o móvel com uma base seladora ou um primer, essa etapa é importante para evitar que a superfície absorva mais tinta do que precisa.

Outro benefício desse produto é poder aproveitar o fato de que ele preenche as imperfeições do móvel, chegando onde queremos, no acabamento perfeito.

A hora que o produto secar voltamos à atividade do primeiro passo, lixar. Porém agora faça o processo com mais suavidade, pois não queremos retirar o líquido. Na sequência basta passar um paninho para tirar os resíduos que ficaram.

Coloque a tinta pra jogo

Chegou a hora tão esperada, aplicação da tinta. Você vai encontrá-la no mercado em duas versões, a líquida tradicional, que pode ser tanto à base de água quanto sintética e a versão em spray.

O mais indicado para móveis com detalhes é a opção de spray, por ter uma aplicação mais fácil. Seja qual for a opção escolhida, não esqueça de usar equipamentos de proteção individual.

O próximo passo é escolher a cor, escolha a partir das cores presentes no ambiente que o móvel será inserido. Recomendamos que você escolha uma cor acetinada ou brilhante.

Com tudo devidamente escolhido e acessórios posicionados comece aplicar a primeira camada, utilizando o spray nas partes que você deseja laquear ou espalhando a tinta com o pincel, lembre-se de realizar o processo sempre na mesma direção para que a aplicação fique uniforme.

E não esqueça de forrar todas as partes que não serão pintadas, você pode usar jornal e fita crepe.

O recomendado é que se aplique pelo menos duas camadas, claro, no tempo recomendado pelo fabricante entre uma e outra.

Pronto, com a pintura feita, você só precisa esperar secar e terá o acabamento perfeito para o seu móvel!

E aí, o que achou das dicas? Conta pra gente nos comentários.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Deixe seu comentário

Preencha o formulário com seus dados. Campos com * são obrigatórios. *