Faça você mesmo: 4 tipos de acabamentos para seu móvel de madeira

Faça-você-mesmo:-4-tipos-de-acabamentos-para-seu-móvel-de-madeira
1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 1 Pin It Share 0 1 Flares ×

Para inovar, mudar ou dar um toque especial em um ambiente, uma das melhores opções é a utilização de móveis de madeira. Esse tipo de material pode ser usado em diversos cenários, desde um conceito mais rústico, área de lazer ou até mesmo para acrescentar um estilo mais clássico com vidros e metais.

Mas como todo projeto de montagem e decoração, é exigido um certo cuidado e formas de se trabalhar específicas, para que o uso do produto, a madeira nesse caso, seja trabalhada de uma forma correta e o acabamento fique do jeito que você imaginou.

Quando tratamos de madeira, os tipos de acabamentos mais comuns são o verniz, a goma-laca e o óleo e gofrato (microtextura). Esses materiais protegem a madeira e são desenvolvidos para realçar a beleza natural dela.

Cuidados no processo

• Antes de começar certifique-se que sua segurança está garantida, para que materiais e produtos não causem danos à sua saúde. E para isso você precisará de equipamentos adequados.

• O uso de luvas e máscara é obrigatório tanto no lixamento quanto na aplicação do acabamento. Também é fundamental que o ambiente escolhido seja muito arejado.

• Proteja o chão e as paredes. Use o que tiver ao seu alcance como jornal velho, resto de pano velho, pedaços de papelão etc.

• Verifique todas as ferramentas que você precisará e as tenha em mãos.

Seguindo todas essas recomendações e cuidados o resultado do seu trabalho será tudo aquilo que você imaginou.

Agora sim podemos mostrar os principais tipos de acabamentos em móveis de madeira, para que você poderá escolher qual o melhor para o seu projeto.

1 – Gofrato (microtextura)

Gofrato é um acabamento em pintura e, assim como a laca, é aplicado sobre o MDF. Ele possui uma pintura mais densa, de cor sólida e com textura distinta, parecida com fórmica.

É totalmente fosco e tem várias opções de cores. Possui uma ótima resistente e é recomendado para uso em móveis de cozinhas, banheiros, portas, mesas, marcos e alisares.

2 – Verniz

Ele é o mais durável dos acabamentos e está disponível nos tipos: alto brilho, acetinado e fosco. É indicado para móveis grandes e com entalhes.

O verniz possui desecagem lenta e de alta resistência, melhora e realça o veio da madeira e pode ser usado como revestimento externo sobre acabamentos desgastados.

3 – Óleo

O óleo produz um acabamento de aparência natural. É um material popular para revitalizar a madeira. Além disso, é penetrante, durável e resistente.

Os acabamentos de óleo esfregados à mão se destacam, mas devem ser aplicados de maneira adequada e deve ser reaplicado com frequência.

4 – Goma-Laca seca

A Goma-laca seca é de rápida aplicação e fácil de usar. Produz um acabamento fino e suave, além de acentuar o veio natural da madeira.

Ela é indicada para madeiras do tipo nogueira, mogno e compensado fino. Seu polimento é ótimo e é a base para o acabamento em móveis muito finos. É um material indicado para peças de decoração.

Lembrando que acabamento não é um processo tão fácil. A dica é treinar com projetos menores, mais simples. Sendo assim você pode aprimorar sua técnica antes de investir mais tempo e dinheiro no acabamento de projetos maiores, mais complexos.
Gostou do nosso post? Compartilhe com seus amigos e fique sempre ligado no nosso blog!

guia-de-ferramentas-para-marcenarias

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 1 Pin It Share 0 1 Flares ×

Deixe seu comentário

Preencha o formulário com seus dados. Campos com * são obrigatórios. *