Como montar um kit de jardinagem perfeito

Gardener Trimming Plants. Topiary Work. Passion For Plants Concept Photo.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Em um país cada vez mais urbano e cinza, os jardins se tornam destaques em casas, empresas e condomínios. Nosso post de hoje veio justamente abordar esse assunto, falando sobre como você pode montar um kit perfeito para trabalhos de jardinagem.

Esse assunto pode se encaixar perfeitamente para aqueles que tem esse hobby e querem transformar seu trabalho em algo profissional e em uma fonte de renda, ou para aqueles que simplesmente querem dicas deixar o seu jardim mais bonito e bem cuidado, usando os equipamentos e ferramentas corretas.

Neste texto vamos dar dicas de ferramentas e equipamentos para cuidar do seu jardim ou do jardim dos seus clientes, pensando no cuidado com a terra e com as plantas. Acompanhe:

Enxada

enxada

A enxada, uma velha conhecida de todos, usada principalmente para remover ervas daninhas, tirar as plantas pela raiz e também em caso de jardins e plantações maiores, é usada para criar caminhos ou fileiras separando tipos diferentes de plantações.

Sua usabilidade passa pela preparação do solo, plantio, limpeza e até colheita, dependendo do caso. A enxada contribui, também, com a preservação ecológica, pois nas capinas manuais ela mantém as ervas daninhas afastadas das plantações, evitando-se, assim, o uso de produtos químicos.

Rastelo ou ancinho

O ancinho, apesar de ter um formato diferente da enxada, em alguns casos tem o uso é parecido, como por exemplo para revirar o solo e ajudar na remoção de ervas daninhas.

E outras funções que só o seu formato é capaz de fazer, como para recolher folhas secas do chão, sem danificar a plantação que está em baixo.

Você pode encontrar no mercado diversos tipos de formatos de ancinho e identificar o ideal para o seu tipo de jardim.

Garfo de mão

garfo_para_afofar_terra

O garfo de mão é mais segmentado do que as ferramentas que falamos anteriormente, ele é indicado para trabalhar com plantas pequenas, sendo ideal para remover ervas invasoras do jardim.

Tesoura para jardinagem

tesoura hardinagem

Outra ferramenta importantíssima para garantir um kit de ferramentas perfeito é a tesoura para jardinagem. Ela é ideal para podar árvores, folhas e folhagens.

Para cada necessidade de corte você encontra um tipo de tesoura, para aparar galhos, por exemplo, a mais apropriada é a tesoura com lâminas grossas e longas.

Transplantador

transplantador-regulavel

Já o transplantador é um pouco mais diferente das ferramentas anteriores, sua principal função é mudar plantas de solo. Ele é semelhante a uma pá, porém um pouco mais estreita e com marcação de profundidade.

Ela é a ferramenta ideal para retirar a terra na hora de acomodar a muda em um novo local, pois garante espaço para o crescimento da raiz.

Além das ferramentas, alguns EPIs também são importantes, como luvas de jardinagem, óculos, avental e bota para prevenir possíveis acidentes. Outra indicação é o carrinho de mão, para facilitar o transporte de plantas, terras e vasos.

O que achou das nossas dicas? Conhece alguma outra ferramenta importante para a jardinagem? Deixe aqui nos comentários.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Deixe seu comentário

Preencha o formulário com seus dados. Campos com * são obrigatórios. *