Conheça os principais tipos de brocas e suas diferenças

conheca-os-principais-tipos-de-brocas-e-suas-diferencas.jpeg
2 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 1 Pin It Share 0 2 Flares ×

Para perfuração de superfícies é necessário que você recorra a uma furadeira e, obviamente, a algum tipo de broca — dependendo do material que deseja perfurar. Você conhece os principais tipos de brocas? Sabe para quais tipos de materiais eles estão indicados?

Brocas podem ser encontradas em uma ampla gama de tipos, formas e tamanhos, facilitando qualquer trabalho que você esteja pensando em fazer.

Sendo assim, para que seu projeto tenha um excelente resultado, vamos mostrar a você quais os tipos de brocas que você pode encontrar no comércio. Acompanhe!

Broca de widea — concreto

Esse tipo de broca pode ser utilizado em superfícies bem duras, como concreto, pedra, mármore etc. — existe uma especificação que diz para qual o grau de dureza a broca é adequada.

Vale ressaltar que a widea só é utilizada em superfícies mais resistentes e não serve para perfurar metais e madeiras. Ela é capaz de furar uma parede em instantes.

O recomendado é que quando esse tipo de broca for utilizada, a furadeira esteja na posição martelete, para a obtenção de resultados mais eficazes.

Broca três pontas — madeiras

Considerada um dos principais tipos de brocas, esse tipo é específico para o uso em madeiras. É fabricado em aço carbono, que oferece maior resistência ao calor produzido pelo atrito com a madeira e suas resinas.

Ela conta com uma ponta central que serve como um guia para que o ponto inicial não escape durante o trabalho. As outras duas pontas têm como função perfurar a superfície. Essa broca pode ser utilizada em qualquer tipo de madeira.

Broca de aço rápido — metais

Para quem deseja perfurar algum tipo de metal, o tipo de broca indicado é a de aço rápido. São brocas com o formato helicoidal com haste cilíndrica e seu corte pode ser tanto à direita quanto à esquerda.

Dependendo do tipo de metal que se deseja perfurar, essa broca pode ter uma cobertura de titânio que proporcionará uma maior resistência.

Broca SDS — concreto

Esse tipo é indicado também para perfurar concreto, mármores e alvenaria em geral, assim como a widea. No entanto, ele atua de forma mais segura e profissional. Conta um sistema de encaixe, que evita possíveis deslizes durante a perfuração.

Brocas do tipo SD podem ser divididas em 2 grupos:

  • SDS-Plus: broca que conta com um encaixe menor e é utilizada nos martelos de classe até 4kg.
  • SDS-Max: broca utilizada nos martelos superiores a 4 kg. Por ter uma robustez maior, é capaz de fazer perfurações com maior diâmetro do que a SD-plus.

Broca serpentina

É mais indicada para madeiras macias, duras e úmidas. Conta com um excelente acabamento e escoamento de cavacos (pequenos pedaços de madeira). Sua estrutura espiral permite um avanço rápido na perfuração.

Broca chata

É o tipo utilizado para perfurar madeira, fibras e aglomerado. Indicado para casos em que o material a ser perfurado é muita grosso, já que esse tipo de broca é o único capaz de fazer perfuração acima de 20 cm de profundidade. Utilizado em trabalhos que não exigem um fino acabamento.

Broca multiconstruction

Única broca que pode ser utilizada para perfuração em qualquer tipo de superfície.

Broca de vidro

Como o vidro é um material muito frágil, realizar perfuração na sua superfície é uma tarefa muito delicada. Para isso, deve ser utilizada uma broca especial. Existem dois modelos disponíveis. São eles:

  • Brocas de diamante de ponta arredondada: indicadas para perfurações de até 1,27 cm de diâmetro.
  • Brocas de diamante ocas: indicadas para perfurações maiores do que 1,27 cm de diâmetro.

Dicas para o uso adequado das brocas

  • Proteja sempre seus olhos e mãos com materiais específicos para isso, como luvas e óculos de proteção.
  • Lubrifique sempre a superfície antes de perfurar metais. Isso diminui o atrito e evita que a superfície superaqueça.
  • Não substitua a broca se a furadeira estiver conectada à tomada. Antes de trocá-la retire o plugue.
  • Nunca utilize as brocas especiais para madeira e aço rápido na furadeira no modo impacto.

E você, o que achou deste artigo sobre os principais tipos de brocas? Já está preparado para utilizá-las corretamente no seu trabalho? Escolha aqui as mais adequadas para seus objetivos.

 

O kit ideal de fixadores para prestadores de serviços (1)

2 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 1 Pin It Share 0 2 Flares ×

Deixe seu comentário

Preencha o formulário com seus dados. Campos com * são obrigatórios. *