Os maiores desafios da gestão de uma propriedade rural

Programa Microbacias no Sudoeste. Ampere,12/12/2017 Foto:Jaelson Lucas / ANPr
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Gerenciar uma propriedade rural é um trabalho maior do que se possa imaginar, e há quem diga que a vida no campo é mais tranquila e com menos problemas, porém é algo que demanda muita responsabilidade, sabedoria e conhecimento desde o mundo agrícola até finanças.

Isso porque dentre os principais problemas que o produtor rural pode enfrentar em seu negócio temos:

  • Gerenciamento de pessoal;
  • Produção e armazenagem;
  • Gestão dos implementos agrícolas;
  • Consumo de energia;
  • Desperdício e variações climáticas.

Como podemos ver, muitos desses itens não dependem exclusivamente do esforço humano, como a variação e mudança de clima que fugiu do previsto pelos órgãos responsáveis, uma máquina nova que para de funcionar quando não deveria, enfim, podemos encontrar muitos outros exemplos.

Inúmeros casos que implicam em um trabalho e conhecimento enorme sobre o seguimento para achar uma solução adequada e rápida.

Continue acompanhando o texto para descobrir mais a fundo os principais desafios da gestão de uma propriedade rural.

1. Gerenciamento da equipe

O gestor da propriedade rural não desempenha só manutenção e compra de máquinas e equipamentos, gestão de negócios e controle de produção. Ele também é responsável pelo gerenciamento da equipe, todos os funcionários envolvidos.

Isso porque, o proprietário precisa estar atento e ter controle sobre todas as coisas que possam afetar o desempenho de sua produção, incluindo o seu pessoal.

Esse é um trabalho que não deveria ficar na responsabilidade desse gestor, pelo simples fato de não ser (na grande maioria das vezes) o cargo de sua formação profissional.

Porém ter controle sobre isso é de extrema necessidade, para manter seus negócios sempre funcionando bem, já que sem os funcionários a propriedade não gera receita.

2. Estoque e armazenamento

O segundo ponto de maior desafio da gestão da produção rural é saber administrar de forma minuciosa e responsável o estoque de sua produção: não basta produzir uma quantidade enorme e apenas se preocupar em vender tudo o que puder.

São necessários cronogramas e demandas específicas para cada cliente, portanto é preciso ter controle total sobre a quantidade de cada recurso que sua propriedade tem produzido durante um curto espaço de tempo, a cada 7 ou 10 dias, e também quanto há em estoque.

A falta de controle, relatório, a análise do estoque e armazenamento podem comprometer ou trazer sérios prejuízos para a produção.

3. Compras e gestão financeira

Cá estamos nós no terceiro e último ítem da nossa lista de desafios de um gestor de propriedade rural, item esse que controla toda a produção: compras e gestão financeira.

Assunto delicado e que demanda total responsabilidade, atenção e controle sobre os serviços, pois é necessário lidar com compras de materiais, ferramentas, pagamentos de contas de consumo, impostos, faturas etc.

Além do que, é preciso também deixar um caixa separado para imprevistos que fogem do controle.

Os desafios são enormes, mas a satisfação de ter tudo acontecendo do jeito correto, processos em andamento, bons lucros e funcionários empenhados e capacitados superam todo o esforço para conseguir driblar as dificuldades.

Não deixe de marcar seus amigos do setor agrícola para conferir esse post também.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Deixe seu comentário

Preencha o formulário com seus dados. Campos com * são obrigatórios. *