Dicas de segurança para os adeptos ao “Faça você mesmo”

fix
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Hoje queremos falar com você, sim, você mesmo, autodidata que adora dar vida aos seus projetos, sem medo de desafios e com muita vontade de aprender novas dicas para melhorar cada dia mais.

Projetos como pintar as paredes de algum cômodo, montar aquele móvel que você comprou e quis economizar na taxa de montagem ou até mesmo na produção de novas decorações para sua casa ou para presentear alguém querido.

Bom, na teoria é tudo lindo, principalmente se pensarmos no final do projeto, quando já está tudo acabado. Porém o “durante” não é tão simples assim, principalmente porque são necessários alguns materiais e ferramentas que podem causar acidentes se não forem usados corretamente.

Por isso que estamos aqui para falar sobre esse assunto, para te orientar da melhor maneira e fazer com que seu projeto seja um sucesso e sem sustos pelo caminho.

Continue acompanhando:

Conheça os EPIs

Os equipamentos de proteção individual mais indicados para projetos caseiros são óculos, avental, máscara e luvas, isso para projetos simples, caso envolva eletricidade ou exposição a altas temperaturas serão necessários alguns outros complementares.

Vamos entender o momento de usar cada um desses itens:

Luvas

As luvas podem ser usadas do início ao fim dos projetos, no início para a limpeza com a luvas de neoprene ou latex; para uso com ferramentas cortantes a indicada é a luva nitrílica, pois ela é resistente a perfuração e corte.

Já para pintura e contato com outros elementos químicos use luvas de PVC. E para trabalhos com vidros utilize as luvas plásticas para garantir a segurança e firmeza do material.

Aventais

Os aventais são bastante úteis para projetos com materiais químicos, pois impede que esses elementos tóxicos atravessem sua roupa e cause ferimentos ou alergias, podendo ser também complementado por mangotes.

Máscara

As máscaras são indicadas pelos mesmos motivos dos aventais, para quando o projeto envolve algum material químico que possa afetar as vias aéreas, principalmente para pessoas com doenças respiratórias como rinite e bronquite.

Óculos

Óculos, outro importante EPI, principalmente por ter como protagonista da maioria dos projetos a madeira e corte de materiais com fagulhas ou farpas.

Portanto, se você for trabalhar com esses materiais não deixe de usar óculos e proteger os seus olhos antes de cortar, serrar ou lixar.

Os óculos mais indicados são os transparentes para ter precisão no corte, e caso você trabalhe exposto ao sol os recomendados são amarelo ou vermelho.

Atenção com o manuseio de ferramentas

Todas as ferramentas, independente de ser cortante ou não precisam ser manuseadas com muito cuidado e atenção para não causar nenhum acidente.

Porém, com algumas ferramentas precisamos ter atenção redobrada como é o caso das esmerilhadeiras, pelos motivos de ter entre suas peças discos de corte absurdamente ágeis e afiados.

Para ferramentas como essas inclusive é necessário que você procure vídeos tutoriais e leia atentamente as instruções de uso.

Outro ponto importante é desligar a ferramenta e tirar da tomada assim que terminar de usar, para não dar sorte ao azar.

Além disso, para manusear qualquer ferramenta esteja usando seus EPIs corretamente em uma área longe de crianças e animais também.

A segurança é essencial!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Deixe seu comentário

Preencha o formulário com seus dados. Campos com * são obrigatórios. *