Diferenças entre porcas e arruelas

poar
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

O formato arredondado e as mesmas finalidades de serem auxiliadoras dos parafusos na fixação, muitas vezes dão a entender que são as mesmas peças, mas as porcas e as arruelas são peças bem diferentes com características e funcionalidades distintas.

Apesar das diferenças, ambas peças são encontradas nos mesmos lugares, seja projeto de marcenaria, construção civil, indústria ou setor automotivo.

Se você pretende ingressar em algum desses segmentos e quer entender mais sobre porcas e arruelas esse conteúdo é para você! Acompanhe o texto e descubra quais são as maiores diferenças entre as porcas e as arruelas.

Porcas

Primeiramente vamos começar a falar sobre os materiais de fabricação das porcas, você consegue encontrar em diferentes tipos, como plástico, aço e bronze, podendo também ter algumas com banhos de zincagem, bicromatização e galvanização, que são acabamentos para proporcionar uma proteção maior às peças, protegendo elas contra a ferrugem.

Agora vamos para a forma física da peça, as porcas são peças metálicas com um furo roscado no centro em formato de cilindro ou prisma, e elas tem esse formato justamente para completar o processo de fixação, sendo responsáveis por prender o parafuso ou barra ao material com segurança.

Os principais tipos de porcas são as sextavadas, autotravantes, castelo, borboleta, quadrada, dupla e cônica, entre outros modelos usados em situações mais específicas. Caso queira conhecer mais de perto as funcionalidade de alguns desses modelos confira o post que produzimos sobre o assunto.

Dentre os lugares e situações que as porcas são utilizadas, existem 2 segmentos que a atenção com a fixação da peça precisa ser redobrada, e eles são automobilístico e industrial, e o motivo é que com as vibrações constantes é bem comum que as porcas se afrouxem dos parafusos, o que pode trazer perigo para a segurança dos motoristas ou condutores das máquinas e equipamentos.

Arruelas

ar

Falando em afrouxamento e atrito, aqui estamos nós para explicar o que são as arruelas e para que elas servem. De antemão podemos dizer que essas são peças fabricadas em sua maioria por latão, cobre e aço-carbono.

Com variações de formatos menos drásticos do que as porcas, as arruelas também são encontradas em materiais diferentes, como lisa, de vedação, pressão, entre outras.

Elas são usadas justamente para evitar que a porca seja afrouxada do parafuso nos mais diferentes materiais e situações, como falamos acima, principalmente em máquinas e veículos, que têm sua funcionalidade em constante movimento.

Essa peça de fixação tem como principal característica servir  como um elo de força entre o parafuso e a porca, evitando que elas se separem. Mantendo essas máquinas firmes e seguras para o uso.

O próximo passo pode ser usado em qualquer um dos fixadores, o da compra correta. Se certifique de estar comprando a peça certa para sua necessidade, e mais do que isso, escolha um lugar de confiança para realizar suas compras, para que seu projeto não corra nenhum risco.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a descobrir as diferenças entre as porcas e arruelas. Até a próxima!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Deixe seu comentário

Preencha o formulário com seus dados. Campos com * são obrigatórios. *