Profissional autônomo: 5 equipamentos essenciais para construção

profissional-autonomo-5-equipamentos-essenciais-para-construcao.jpeg
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Caso você trabalhe de forma independente com construção civil, provavelmente já está acostumado a ter e levar as suas próprias ferramentas de trabalho. Assim, é normal que você fique em dúvida sobre quais equipamentos para construção são realmente necessários.

Preparamos este post para esclarecer essa questão. Continue a leitura e confira quais os itens essenciais para um autônomo da construção civil.

Betoneira

A betoneira é fundamental para qualquer construção ou reforma, pois a maioria dos materiais precisa de cimento ou argamassa para a fixação. Sem ela, você gastará mais tempo e esforço misturando manualmente.

Por se tratar de uma ferramenta de custo mais elevado e que ocupa certo espaço quando não está em uso, você pode optar por alugar a betoneira ao invés de ter uma própria.

Furadeira e parafusadeira

A furadeira elétrica é um item indispensável em qualquer construção. Independente do trabalho que seja realizado, ela provavelmente será necessária e, por isso, deve estar sempre presente. Também é importante levar diferentes tipos de broca, para ter mais versatilidade.

A parafusadeira, equipamento similar à furadeira, facilita trabalhos que envolvem apertar e afrouxar parafusos, sendo muito mais prática do que o uso de chave de fenda.

Existem alguns modelos de máquinas que funcionam tanto como parafusadeira quanto como furadeira, bastando trocar a ponta.

Serra

Uma serra multiúso, como a serra tico-tico, é outro item indispensável na hora de fazer obras. Ela ocupa pouco espaço e é ideal para cortar principalmente madeira e plásticos resistentes.

Caso você precise de uma serra mais robusta para lidar com grandes peças de metal, por exemplo, alugue uma. Você não precisa ter um equipamento que tem preço alto e é utilizado esporadicamente.

Lixadeira

A lixadeira elétrica é uma ferramenta importante no trabalho de um construtor autônomo que lida com madeira, pois dá acabamento à peça.

Para quem lida mais com metal, é possível substituir a lixadeira pela esmerilhadeira, que é mais potente e serve para desbastar, ou seja, tem um polimento mais agressivo.

Quem trabalha com outros materiais que não sejam madeira ou metal, como chapas de aço inox, deve ter sempre à mão uma politriz, máquina que dá um acabamento mais delicado à superfície.

Na hora de definir quais equipamentos para construção farão parte do seu kit básico de trabalho, é muito importante levar em conta os materiais que serão manuseados.

Desempenadeira e mangueira de nível

A desempenadeira é uma ferramenta simples e barata, mas é uma das mais importantes, afinal, é ela quem dá o acabamento nas paredes, no piso etc.

Além da desempenadeira lisa, se você também tem bom domínio do uso da desempenadeira dentada, carregue uma consigo; ela é uma ferramenta muito versátil.

Citando o acabamento no piso, não se esqueça da mangueira de nível, que é uma forma simples e barata de verificar se está tudo reto.

Todos os equipamentos para construção que citamos são fundamentais para seu trabalho, mas a principal ferramenta é você!

Por isso, proteja sua ferramenta mais valiosa utilizando sempre Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como luvas grossas, óculos de proteção, protetor auricular etc.

Gostou deste post? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo para sabermos!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Deixe seu comentário

Preencha o formulário com seus dados. Campos com * são obrigatórios. *