Principais ferramentas de medição para construção

Principais ferramentas de medição para construção
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Se você trabalha no ramo da construção sabe que não tem jeito, mesmo com o passar do tempo e novas tecnologias disponíveis no mercado, os trabalhadores da construção civil, engenheiros, pedreiros e empreiteiros não conseguem de jeito nenhum abandonar suas ferramentas de medição.

E nós entendemos o porquê. Elas fazem parte do ofício desses profissionais, que vivem medindo, calculando e recalculando para que tudo saia conforme o planejamento do projeto.

Esses equipamentos oferecem segurança extra para as construções. Claro que se bem manuseados, calibrados e conservados.

Sabendo disso preparamos um post para mostrar quais são as principais ferramentas de medição, suas vantagens e curiosidades. Acompanhe a seguir:

Trenas

As trenas são utilizadas para medir distâncias, móveis, entre outros elementos de uma construção, como pisos e paredes.

Conseguimos encontrar diferentes tipos de trenas, com as mais variadas matérias-prima e comprimento.

Os mais requisitados, e mais usados pelos profissionais são de: metal, plástico e fibra de vidro, com tamanhos entre 3 a 8 m.

Para ter um resultado eficaz, basta fixar uma de suas extremidades no marco zero e estender a outra ponta até a distância desejada.

Por possuir um carretel dentro de um pequeno compartimento com controle de trava e freio manual, sua utilização acaba se tornando bem simples.

Para locais com maiores extensões, existem as trenas mais longas – de 15 a 100 m –, que também são manuais. Diferente dos modelos de bolso, a fita é feita de um material mais flexível, que facilita o manuseio.

Além disso é possível encontrar alguns produtos para medição mais tecnológicos, como as trenas a laser.

A diferença dos produtos convencionais para esse, é que ele funciona da seguinte maneira:

Você deve apontá-la para uma superfície e apertar um botão, a ferramenta mostra a medida exata e ainda tem a função de calcular a área do local (em m² ou em m³). Inovador, não?

Independentemente do modelo que você irá escolher, é necessário observar quais escalas de medida são atendidas.

Sabemos que a unidade padrão de comprimento é o metro, mas ainda existem as escalas em polegadas e pés, que podem ser mais complicadas de serem lidas.

Esquadros

Os esquadros basicamente são as réguas em “L”, muito usadas para examinar os ângulos retos (90°) de muros, paredes, janelas, portas, e afins.

Eles estão disponíveis em diversos modelos e tamanhos, podem ser de madeira, alumínio, magnético e plástico.

Para fazer a medição, basta encostar um dos lados em um plano e checar se a outra extremidade está alinhada.

Níveis

Os níveis estão disponíveis no mercado nas versões: metal ou de plástico, eles conferem se uma superfície está 100% reta, evitando ondulações em pisos e contrapisos.

A medição com os níveis acontece basicamente no momento que o profissional apoia o objeto em um plano horizontal ou vertical, em seguida a bolha deve permanecer na área demarcada, caso contrário, significa que há inclinações.

Prumos

Os prumos são formados por um pesos metálicos suspensos a um fio de nylon.

Eles são utilizados para checar a verticalidade de paredes e colunas, como vantagem podemos citar que eles são muito fáceis de manusear.

Basta encostar o cordão no local a ser verificado e soltar o peso (para verificar se o plano está paralelo ao cordão).

Existem dois tipos de prumos:

1 – Face (parede): tem peso metálico em forma de cilindro e na outra ponta do cordão, uma peça de mesma largura. Ideal para determinar se as fiadas de uma parede e outros elementos verticais estão corretamente endireitados.

2 – Possui um peso metálico em formato de pião. Ele aponta uma linha vertical a partir de um ponto qualquer, transferindo-o de um plano horizontal a outro.

Esperamos ter sanado algumas dúvidas sobre o assunto.

Gostou do nosso post? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Deixe seu comentário

Preencha o formulário com seus dados. Campos com * são obrigatórios. *