Ferrugem nas ferramentas – Como resolver

ferramentas-ferrugem
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Por mais que a gente cuide e zele por nossas ferramentas, mais cedo ou mais tarde um pequenos pontos de ferrugem acabam aparecendo. Mas saiba, esse não é o fim para elas.

Com alguns pequenos cuidados, é possível recuperar todas as ferramentas enferrujadas e deixá-las brilhantes novamente.

Uma das melhores soluções para a ferrugem, e que recomendamos, é aproveitar de algumas misturas caseiras, pois dessa maneira não serão necessários cuidados para serem descartadas, como acontece como os ácidos comerciais.

Se você tem algumas ferramentas na sua casa ou caixa de ferramentas, iguais as da imagem acima, fique ligado nas dicas que vamos dar, e use a que for mais acessível para você .

Pegue o seu caderninho de receitas caseiras e vamos lá!

1 – Vinagre branco

O primeiro produto caseiro é o vinagre branco. Ele reage com a ferrugem, dissolvendo-a no metal.

E o caminho para esse resultado de sucesso é bem fácil, você só precisa mergulhar a ferramenta no vinagre ou, caso ela seja muito grande, passe e enrole um pano nela molhado de vinagre.

Depois disso é só deixar um pouquinho de “molho”, enxaguar e secar. Pronto, sua ferramenta estará um brilho.

2 – Refrigerante

Sabemos que apesar do sabor irresistível, o refrigerante de cola é famoso por suas propriedades maléficas à saúde.

Porém, vendo de um outro ponto de vista, descobrimos que ele pode ser usado para limpeza. E por conter ácido cítrico, ele é ótimo para retirar a ferrugem.

E o passo a passo para essa limpeza é bem simples: basta colocar a sua ferramenta no refrigerante e deixe agir por mais ou menos 24 horas. Feito isso, sua ferramenta estará como nova.

3 – Limão e sal

Pensou que essa combinação só servia para fazer temperos de saladas? Não não, ela serve também para retirar ferrugem de ferramentas.

Essa combinação é recomendada para ferrugens mais leves ou mais pesadas, em alguns casos inclusive apenas o limão é suficiente. Basta cortar o limão no meio e passar pela ferramenta.

Para os casos mais críticos, cubra as áreas enferrujadas com uma camada de sal e coloque no suco de limão.

Deixe essa mistura repousando por um dia e o processo estará completo.

4 – Bicarbonato de sódio

O queridinho “faz tudo” bicarbonato de sódio também é ótimo contra a ferrugem.

Você só precisa fazer uma pastinha, passar sobre a peça e esperar agir.

Para isso não há uma quantidade exata para o uso. Basta diluir o ingrediente em água até chegar a uma consistência cremosa, para que possa cobrir sua ferramenta por completo.

5 – Batata e detergente

E vamos a mais uma opção, uma das mais inusitadas, inclusive. Batata e detergente, parece estranho mas muitos dizem que essa é a melhor receita contra ferrugem.

Você só precisa passar detergente em um dos lados da rodela da batata,  depois disso colocá-las em um recipiente com esta parte virada para cima, formando uma espécie de “cama” para a ferramenta.

Para finalizar cubra-a com mais batatas espere por algum tempo, lave e seque sua peça. Pronto, ela vai estar irreconhecível, com um brilho que você nem lembrava mais que tinha.

Algumas dessas 5 dicas foram válidas para você? Escreve pra gente nos comentários e não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Deixe seu comentário

Preencha o formulário com seus dados. Campos com * são obrigatórios. *