Dicas de serviços de manutenção para carros usados

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Se você acabou de comprar um carro usado e não conhece o antigo dono para saber como cuidava de seu veículo, é necessário contar com alguns cuidados para não se decepcionar com o carrão.

É como se você começasse do zero, então para que esse momento não se transforme em uma experiência ruim é bom traçar um novo plano de manutenção para o veículo.

É a hora de substituir algumas peças, como a correia dentada, por exemplo, para evitar danos graves ao motor, assim como a troca correta de óleo para impedir uma retífica prematura.

Confira abaixo uma lista dos ajustes que devem ser feitos para que seu carro usado aparente ser alguns anos mais jovem:

Correia dentada

A troca desse componente deve ser prioridade depois da compra do carro, pois se ela arrebentar poderá danificar válvulas, pistãos e até bielas, causando um grande prejuízo.

Confira no manual o período de troca e lembre-se de que existem algumas situações, como a de carros que andam em regiões poeirentas, em que a substituição deve ser antecipada.

Observação:Caso o veículo não tenha manual, vá a uma oficina mecânica para dar uma boa conferida no estado da correia.

Óleo lubrificante

A troca do óleo lubrificante deve ser a segunda medida depois de receber as chaves, pois ele é responsável não só pela lubrificação, mas também pela refrigeração do motor.

Já que você não sabe quando foi a última troca, é bom fazer a substituição e começar a contar a partir daí seis meses ou cinco mil quilômetros, o que ocorrer primeiro, para fazer a próxima troca.

Observação:troque o filtro também, para evitar a contaminação do óleo novo. Lembre-se: o produto tem que ter as especificações previstas no manual do proprietário.

Pneus

Você deve ficar atento para saber se o pneu tem as especificações corretas para o seu veículo, como índices de carga e velocidade, pois o antigo dono, para economizar na hora da venda, pode ter colocado pneus diferentes, que não são apropriados para o desempenho do carro.

Não esqueça também de calibrá-los corretamente antes de sair por aí. Confira como está o estado do estepe e lembre que ele tem validade entre cinco e seis anos.

Filtros

Os filtros são itens baratos, portado vale a pena trocá-los depois de fechar o negócio. Além dos filtros de combustível e de ar, não se esqueça do de cabine, para evitar doenças respiratórias e mau cheiro.

Pastilhas e lonas

Logo que puder, faça uma revisão do sistema de freios, trocando, além do fluido de freio, pastilhas e lonas, para evitar que elas prejudique os discos e os tambores.

Alinhamento e balanceamento

Alinhamento e balanceamento são procedimentos que devem ser feitos logo que possível, para evitar o consumo antecipado dos pneus, o desequilíbrio do carro e o desgaste do sistema de direção.

Equipamentos

Se lembre de checar o estepe, a chave de roda e o macaco, veja se eles estão em condições boas de uso, para não passar por apertos. Verifique também se existe triângulo de segurança e o estado dele.

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