O que eu preciso saber para montar uma loja de ferragens

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Algumas lojas de ferragens vêm se tornando grandes empreendimentos e se mostrando essencial para profissionais da área de construção ou até mesmo para aqueles se arriscam em realizar pequenos reparos em casa.

Elas oferecem os mais diversos tipos de serviços como eletricistas, marceneiro, etc. Além do objetivo inicial de comercializar fechaduras, maçanetas, dobradiças, cantoneiras, aramados, puxadores de metais para cozinha e banheiros entre outros.

Para que dessa maneira seja disponibilizado um serviço completo para que o cliente consiga solucionar seu problema em um só lugar.

Como por exemplo, o cliente compra fechaduras e maçanetas para suas novas portas, e de quebra já contrata o profissional para realizar a instalação.

Seja para um serviço completo ou apenas para comercialização de produtos você precisa realizar um planejamento completo antes de abrir uma loja, afinal, para obter sucesso é necessário ter o controle de todas as situações.

Diante disso deve-se saber que é de extrema importância realizar um plano de negócios. Se você não possui experiência, procure por algum órgão que ofereça essa consultoria completa.

Entretanto existem algumas dicas que podemos te dar para te direcionar no processo da montagem de loja de ferragens. Acompanhe a seguir:

Mercado

Para começar a entender o mercado que você pretende atuar é necessário responder algumas perguntas, como: Quem esta comprando? O que esta comprando? Porque esta comprando? Hábitos de compra, renda, nível cultural, onde mora e estilo de vida.

No caso do cliente ser uma empresa, como e quem decide as compras? Você precisará dessas informações principalmente para traçar o perfil dos clientes, definir os canais de distribuição, ações promocionais, planos de comunicação e as políticas de preços.

Concorrência

Outro ponto importante a ser analisado é a concorrência. Você precisa saber sua posição no mercado, conhecer seu produtos, serviços, características, benefícios, preços, como vendem, se existe algum diferencial no atendimento, como é esse atendimento e até mesmo informações sobre quais profissionais trabalham nesses estabelecimentos.

Fornecedores

Talvez esse seja um ponto crucial para o sucesso do seu negócio.

Mais do que pesquisar preço, qualidade e condições de é necessário que o compromisso com o prazo de entrega seja uma cláusula contratual bem esclarecida e principalmente que você possa confiar no seu fornecedor.

Pois o cliente que adquiriu uma grande demanda de produtos nunca estará interessado se o atraso foi seu ou do fornecedor, ele apenas vai querer que seus produtos sejam entregues na data que lhes foi informado.

Sendo assim, se você não quer correr riscos de ser visto com maus olhos diante de seus clientes, tenha sua base de fornecedores bem estruturada e de confiança.

Atendimento

Mais do que profissionais capacitados para dar informações de produtos, é indicado que o espaço de vendas possibilite o auto-atendimento do cliente.

Para isso o empreendedor deve providenciar mostruário de produtos do começo ao fim da loja, com gôndolas e prateleiras contendo todas as informações necessárias, medidas, peso, valor, entre outros.

E é claro que para favorecer sua loja e oferecer uma boa experiência de compra ao seu cliente é importante que o ambiente seja arejado, limpo, bem iluminado, bem organizado e dentro das normas de segurança pré-estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros.

Documentação

Não é apenas a parte visual ou a diversidade de serviços oferecidos que importa, a parte de documentação e legislação são essenciais para o bom funcionamento de uma loja.

Para realizar o registro sua loja de ferragens, o primeiro passo é contratar um contador, profissional legalmente habilitado para dar andamento nos atos constitutivos da empresa.

Além de te ajudar na escolha da melhor forma jurídica para o seu projeto e preencher os formulários exigidos pelos órgãos públicos de inscrição de pessoas jurídicas.

Funcionários

E por fim, porém não menos importante entramos na parte dos profissionais e funcionários. A contratação de colaboradores qualificados, com boa experiência favorecerá muito na qualidade do serviço oferecido.

Ofereça também treinamento aos colaboradores, pois além de elevar o nível de conhecimento dos funcionários, melhora o desempenho do negócio e diminui os custos trabalhistas com a rotatividade de pessoal.

Portanto priorize essa tarefa e deixe o seu estabelecimento agradável tanto para seus clientes quanto colaboradores.

Esperamos que com essas dicas a missão de montar uma loja de ferragens se torne menos complexa e te mostre os melhores caminhos para conquistar o sucesso.

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