Por que usar EPI na Construção Civil

Por que usar EPI na Construção Civil
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Os EPIs são definidos pela NR 6, que regulamenta seu uso, que tem por principal função proteger o trabalhador de riscos à sua segurança e à sua saúde no ambiente de trabalho. Por isso, é necessário o uso de EPIs na construção civil e em outros locais que representem riscos ao trabalhador.

A NR 6 também determina que a empresa tem a obrigação de fornecer gratuitamente EPIs em perfeito estado de conservação e funcionamento quando:

  • As medidas gerais não oferecerem proteção completa ao trabalhador;
  • As medidas de proteção coletiva ainda estiverem em fase de implantação;
  • Os EPIs forem necessários para responder a emergências.

Além disso o fornecimento ao trabalhador deve ser registrado em livros, fichas ou sistema eletrônico. E todo EPI utilizado deve possuir Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que o ministério do trabalho diz?

O ministério do trabalho impõe na construção de obras, que é obrigatório o uso de EPIs pelos trabalhadores, pois, por lei é exigida a proteção contra possíveis acidentes físicos no ambiente de trabalho, sendo assim, a não utilização implica em multa e, em caso de acidente, indenização.

Os equipamentos de proteção individual possibilitam uma construção segura, evitando acidentes e por consequência pagamentos de indenização, além de proteger vidas.

Do lado do funcionário também é necessário cumprir algumas regrinhas. Ele deve usá-lo apenas para a finalidade indicada. Cada EPI tem sua razão de existir e uma importância diferente para prevenção.

Além disso ele precisa estar sempre atento ao desgaste ou quebra do equipamento, para que seja passado ao responsável e substituído rapidamente, sem expor o funcionário a nenhum risco.

Podemos falar isso com propriedade, pois existem diversas pesquisas que apontam a falta de atenção do empregado ou empregador como o principal motivo dos acidentes, sendo assim, ter equipamentos que possam proteger os colaboradores de possíveis acidentes é essencial para a integridade física da equipe.

Contra quais situações o EPI pode proteger?

O uso desses equipamentos deve ser realizado em todas as etapas da obra, evitando assim acidentes com o impacto de objetos, quedas, ruídos, produtos químicos, biológicos e a ergonomia, ou seja, o profissional está sujeito a danos internos e externos ao seu corpo.
Os principais equipamentos que devem ser utilizados pelos profissionais da construção civil são:

Além dos equipamentos principais que foram citados, você conhece mais algum que possa ser utilizado na construção civil? Deixe seu comentário abaixo!

Se proteja e proteja sua equipe. EPI é coisa séria!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Deixe seu comentário

Preencha o formulário com seus dados. Campos com * são obrigatórios. *