Como realizar um relatório diário em uma obra

191196-atividades-insalubres-na-construcao-civil-conheca-as-principais-e-como-gerir-os-riscos-1080x675
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Você sabe o que é um relatório diário de obra? Se a resposta for “não” continue lendo que vamos explicar! O relatório diário de obra ou RDO, como também é conhecido, serve para documentar tudo que está acontecendo em uma obra de construção civil todos os dias.

Esse relatório é como se fosse uma ata, porém sem a parte super-burocrática, mas com total seriedade e responsabilidade, com informações corretas e sem deixar passar nada.

Informações como quantas pessoas trabalharam na obra no dia e quais foram os equipamentos usados são algumas das perguntas importantes que devem ser colocadas no RDO.

E se você se propuser a aderir esse método, deixe tudo completamente alinhado com toda a equipe para que todos se responsabilizem por não deixar faltar nenhuma informação.

Existem algumas perguntas no RDO que servem para todos os tipos de obras, porém existem especificações que vão variar de projeto para projeto.

Se você gostou da ideia mas não sabe como nem por onde começar, fique tranquilo, separamos as principais perguntas para te ajudar, acompanhe:

Etapas do relatório diário de obra

Para começar, logo na primeira página coloque todos os dados da obra, como endereço, prazos (final e parcial de cada etapa), dados do contratante e dados gerais da obra.

O segundo e importante passo é nunca se esquecer de anotar o dia daquele relatório. Depois é só seguir as perguntas padrão:

  1. Colaboradores presentes na obra no dia
  2. Para os que faltaram, qual foi o motivo
  3. Condições climáticas
  4. Equipamentos, materiais e máquinas utilizados no dia
  5. Atividades executadas, por setores
  6. Imprevistos possíveis que pausaram a obra
  7. Observações pontuais necessárias sobre o dia
  8. Assinatura dos responsáveis

O ideal é que esse relatório seja feito digitalmente e não em um papel, e os motivos você já deve imaginar, o papel é fácil de se perder, já o documento digital você pode por exemplo salvar na “nuvem” ou em um software e ele estará lá sempre. Fica a dica para utilizar o Google Docs.

Outra observação importante é sobre a atenção ao preencher o RDO, releia no final tudo de novo pelo menos mais uma vez, pois os erros de digitação acontecem, principalmente com os números – o que é normal – e a revisão evita esses erros com facilidade.

Para que seja um processo rápido e não atrase nenhum dos colaboradores no final do expediente, recomendamos que a equipe se una em um único espaço e todos juntos respondam as perguntas sobre o dia no canteiro de obras.

Para os detalhes mais pontuais recomendamos também que seja feito um registro fotográfico, que com a tecnologia acaba sendo bem fácil, já que as fotos podem ser enviadas ao computador rapidamente através de bluetooth.

Importância do RDO

O relatório diário de obra ajuda a prevenir diversas falhas na obra, com ele você pode se certificar se os materiais estão sendo suficiente ou será necessária mais uma compra, se as etapas da obra estão sendo concluídas no prazo, ou se não tiverem, qual o motivo que está impedindo.

Além de proporcionar um encontro entre todos os colaboradores da obra para que possíveis dúvidas sejam esclarecidas e resolvidas rapidamente. E com isso tudo garantir o melhor resultado, que é economia de tempo, de verba e entrega da obra no prazo com total excelência.

Esse conteúdo foi relevante para você? Então não deixe de compartilhar com seus colegas de profissão.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Deixe seu comentário

Preencha o formulário com seus dados. Campos com * são obrigatórios. *