Conheça os principais tipos de alicates e suas funções

1
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Você certamente já passou por uma situação onde foi necessário o uso de um alicate, seja para algum reparo em casa, algo simples, ou uso profissional, que encontra uso em construção civil, hidráulica, elétrica, entre outros.

E sim, existe um tipo de alicate para cada situação diferente, o uso incorreto da ferramenta, além de não desempenhar a função desejada, ainda pode danificar o objeto ou peça em questão.

Sendo assim, para que você não corra o risco de errar na escolha da ferramenta, nós listamos quais são os principais tipos de alicates disponíveis no mercado e para que servem.

Alicate universal

2

O Alicate Universal é uma ferramenta manual utilizada para cortar, apertar, segurar e pressionar objetos, principalmente em locais delicados ou de difícil acesso. No mercado, é possível encontrar diversos tipos de alicates, cada um para um uso específico.

Para reparos domésticos, pode ser utilizado para torcer cabos, fios e desapertar porcas, por exemplo. É importante garantir que o material do alicate seja de qualidade, já que pode ser necessário utilizá-lo com bastante força.

Alicate de corte diagonal

3

Já o modelo de alicate de corte diagonal, assim como outros tipos, têm sua capacidade de corte bastante elevada, e isso acontece por serem feitos com lâminas super afiadas, eles são capazes de cortar até materiais mais grossos. Sua principal vantagem é ser capaz de reduzir a vibração ao cortar os fios.

 

 

Alicate telefone bico curvo

4

Este tipo de alicate por ser produzido em aço cromo-níquel é capaz de garantir melhor performance e vida útil, além disso, conta também com um cabo emborrachado para um maior conforto no manuseio. Principalmente indicado para lugares de difícil acesso.

O modelo é indicado para torcer, moldar, segurar, puxar e cortar arames (os temperados de até 1,5 mm de diâmetro e os macios de até 2,5 mm de diâmetro), além disso é usado também na colocação de anéis de pressão e arruelas e na montagem de painéis eletrônicos.

Alicate corta vergalhão

5

Esse tipo de alicate conta com lâminas intercambiáveis e forjadas em aço especial de grande resistência, tratadas termicamente por indução.

Possui cabos pintados e projetados para que não tenha necessidade de grande esforço ao cortar. Além disso, conta com uma empunhadura ergonômica e cabos que garantem segurança no manuseio.

Indicada para cortar vergalhões, ferro de construção, pinos e barras de aço (não corta cabo de aço).

Alicate rebitador manual

6

O Alicate rebitador manual é uma ferramenta robusta durável e de fácil manuseio, possui um bocal estendido, estrutura em aço de alta resistência com tratamento térmico, além de ter um cabo emborrachado e ergonômico e equipado com mola que ejeta a haste do rebite

para melhorar a produtividade de processos de fixação.

Essa ferramenta foi especialmente produzida para facilitar a colocação de rebites nos mais diferentes lugares e superfícies. Desde reparos domésticos, até serviços mais profissionais, como os de eletricistas em situações como colocar trilhos e canaletas em painéis elétricos.

Alicate Bomba D’água

7

O último alicate da nossa lista é o bomba d’água. Se você precisar de um alicate para serviços hidráulicos, acredite, esse é o ideal. Esse modelo é usado geralmente em torção de porcas, aperto de canos e conserto de encanamentos e torneiras.

 

 

Esses são apenas alguns dos tipos de alicates disponíveis no mercado, e você encontra todos esses na nossa loja virtual.

Se você tiver alguma dúvida envie uma mensagem no nosso chat e logo retornaremos.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Deixe seu comentário

Preencha o formulário com seus dados. Campos com * são obrigatórios. *