Descubra quais são os tipos de lixas

Capturar1
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Para construção, reforma ou trabalhos em marcenaria, um material indispensável é a lixa, é com ela que o acabamento perfeito se torna possível.

Porém, se você está começando agora no segmento de prestação de serviços, mas entende um pouco do assunto, sabe que existem alguns tipos de lixas disponíveis no mercado.

Mas mesmo que o conhecimento exista, tem uma dúvida que sempre surge, que é: qual o tipo ideal para cada situação ou material?

A dica inicial para um acabamento impecável é usar a lixa mais grossa para começar e a mais fina para um segundo momento.

Pronto, agora que você está por dentro do assunto que vamos abordar no texto, podemos ir para parte onde explicamos como aplicar cada tipo de lixa.

Mas antes, lembre-se, para trabalhar com esses materiais, você precisa estar com alguns dos equipamentos de proteção individual, como óculos e luvas.

Agora sim, vamos lá:

Lixa d’água

lixas

A primeira lixa que vamos falar é a lixa d’água, ela é própria para acabamentos de resina, gesso, massa corrida e outros acabamentos finos. E como o próprio nome diz, ela é utilizada sempre molhada, com água ou gasolina.

Além de ir removendo os resíduos, a lixa d’água limpa as impurezas deixadas pelo ambiente.

E para conservar a lixa em um bom estado por mais tempo, coloque para secar sempre após o uso.

Lixa para massa

LIXA PARA MASSA

A lixa para massa, como sugere também o nome, é indicada para lixamento de argamassa, massa corrida, reboco e gesso.

Você pode usar principalmente para nivelar superfícies de alvenaria e pinturas em geral. Essa lixa livra a peça de farpas, desníveis, desigualdades, etc.

Lixa ferro

lixa ferro

Já a lixa de ferro é uma ferramenta mais usada no pré-acabamento, em materiais mais pesados como o ferro e metais, e proporciona um aspecto uniforme e agradável ao toque.

Por ser uma lixa que tem a parte superior revestida de tecido, garante uma resistência maior.

Lixa carbomapan

LIXA CARBOMAP

A lixa carbomapan foi feita em especial para móveis e objetos de madeira. É usada seca e em madeiras de diferentes densidades e prepara a madeira para aplicação de seladores, vernizes e pinturas em geral.

E a dica chave para esse tipo de lixa é realizar a lixação sempre no sentido dos veios da madeira para que não deixe ranhuras.

Acabamento

O lixamento é um procedimento que em resumo serve para a primeira camada geralmente desgastada de um material, deixando uma superfície adequada para a próxima operação, que na maioria das vezes é o envernizamento.

Além disso, um bom lixamento permite uma aderência adequada para a próxima demão de tinta caso ela já esteja pintada.

Já o lixamento de desbaste, ou pré-lixamento, é um procedimento para retirar uma quantidade considerável do material em uso, eliminando assim os defeitos de usinagem, como marcas e ondulações.

Agora você conhece os principais tipos de lixas e entende a importância de cada uma delas. Agora será possível usar esse material corretamente nos procedimentos, garantindo a qualidade do produto final!

Gostou do conteúdo? Que tal indicar aos seus amigos do segmento? 🙂

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Deixe seu comentário

Preencha o formulário com seus dados. Campos com * são obrigatórios. *