Importância de fazer a troca do óleo lubrificante do motor do carro

20952739_l-1288x724
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Assim como já diz o nome, o óleo lubrificante é o responsável pela lubrificação do motor do carro, que tem como principais funções impedir o aquecimento do motor e em paralelo garante uma vida útil maior das peças impedindo o atrito entre elas.

No mercado, você pode encontrar alguns tipos óleos, vegetal, mineral ou animal. Independente de qual seja sua escolha, o importante é a qualidade dele.

A indicação é que você siga a orientação do fabricante do veículo, o que ele sugere para garantir um bom desempenho no veículo.

Assim como recomendamos também realizar a troca no período correto o óleo lubrificante do motor, e assim garantir todos os benefícios que esse produto pode trazer para o seu veículo.

Além de tudo que citamos acima, existem alguns outros benefícios que a troca do óleo lubrificante para o motor e uma escolha do tipo e marca ideais podem trazer. Confira a seguir:

Refrigeração

O primeiro ponto é algo que já citamos no início do texto, a refrigeração, mas vale a pena lembrar. O óleo lubrificante age diminuindo a temperatura do motor, impedindo que peças importantes como o próprio motor, radiadores, selos e juntas sofram algum dano.

Já pensou o custo que causaria a troca de todas essas peças? Pois é, por isso que a manutenção e troca no óleo no período correto é mais vantajosa em todos os sentidos.

Proteção contra Corrosão

Outro ponto bastante importante é o fato de o óleo lubrificante agir também como protetor de corrosões. Se você não está familiarizado com esse termo, a corrosão nada mais é do que a destruição do material pelo desgaste.

Pois isso o óleo, que possui aditivos anticorrosivo e antidesgaste, consegue evitar a remoção de metais da turbina, protegendo o motor contra corrosão.

Aumento da vida útil das peças

Quando você faz a troca correta do óleo lubrificante do motor também garante que as peças desempenhem suas funções sem nenhum outro fator atrapalhar, como o possível atrito entre elas.

Essa proteção ainda traz maior durabilidade para as peças.

Limpeza

Outra vantagem da troca do óleo lubrificante no período correto é que ela impede que se forme aquela camada de incrustações do fundo do tanque, mantendo limpo por mais tempo.

Vedação

O óleo lubrificante de motor também garante a vedação do motor, que protege contra a oxidação do mesmo, impedindo que o lubrificante vaze ou que algum componente externo entre no motor e contamine o sistema inteiro.

Quando realizar a troca?

Para óleo mineral, a troca precisa ser feita a cada 5 mil quilômetros, já para o óleo sintético a troca deve ser feita a cada 10 mil quilômetros, esse tipo de óleo tem uma vida útil maior.

Para carros que não são usados com frequência a indicação é que a troca seja feita entre 10 mil e 15 mil quilômetros. Já para carros que são usados sempre, é recomendado fazer a troca a cada 5 ou 7 mil quilômetros.

Agora que você conhece mais de perto esse assunto não tem desculpa para vacilar e não realizar a troca nos períodos corretos!

Procure uma oficina mecânica de confiança e garanta segurança e durabilidade para o motor do seu veículo.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Deixe seu comentário

Preencha o formulário com seus dados. Campos com * são obrigatórios. *