Tudo o que você precisa saber sobre rejuntes

GettyImages-80033352-5883d84e3df78c2ccdeb8d69
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Se você começou agora no segmento de construção ou prestação de serviços e ainda não entendeu muito bem como lidar com rejuntes, e tem questões como:

  • Quando devo refazer o rejunte do piso e dos revestimentos?
  • Como trocar a cor do rejunte?
  • O que fazer quando o rejunte está sujo ou desgastado?
  • Como renovar o rejunte?

Ou até mesmo se você é uma pessoas autodidata e está reformando sua casa ou imóvel e precisa saber mais sobre esse processo de acabamento de pisos e azulejos, esse post é pra você!

Vamos te dar algumas dicas sobre tudo que você precisa saber sobre rejuntes.

Quando é necessário refazer o rejunte?

Pela ação do tempo ou aplicação incorreta, o rejunte, seja do piso ou das paredes podem apresentar rachaduras. Quando isso acontecer indicamos que você raspe o antigo e aplique um novo por cima.

“Mas eu quero mudar a cor, é possível?” Claro que sim! Você pode inclusive com isso dar uma nova cara ao cômodo em questão, deixando-o mais moderno e adequado a nova decoração do ambiente.

Temos também os casos onde o rejunte está sujo ou desgastado, porém o piso ou o revestimento estão em perfeito estado, nesse caso você pode apenas refazer o rejunte, sem necessidade de trocar todos os materiais.

E isso acontece na maioria das vezes em áreas úmidas, como por exemplo box dos banheiros, que acabam acumulando lodo e oleosidade entre as peças.

Você pode tranquilamente refazer o rejunte desses pisos ou paredes, porém é preciso deixar a superfície completamente seca.

O próximo passo é conferir se o rejunte atual está ficando com menos de 2mm de profundidade no acabamento, se sim, será preciso raspá-lo para aplicar um novo.

Para realizar a raspagem use um raspador próprio de rejunte, remova 50% de profundidade do rejunte de piso ou revestimento antigo, sempre tomando muito cuidado para não estragar as peças.

A aplicação deve ser feita com a espátula de plástico fazendo movimentos diagonais. Após, com um pincel, pano úmido ou vassoura tire todo o pó que ficou.

E para fazer a aplicação siga sempre as instruções para não ter nenhum problema. Se o rejunte escolhido for o acrílico, o trabalho será menor pois ele já vem pronto para ser aplicado.

Dicas de ouro

No caso do rejunte epóxi é necessário no mínimo 24 horas para secar e é o mais difícil de remover entre as opções. Indicado para fachadas, piscinas e quintais.

É impermeável e resistente a produtos químicos, como cloro e demais materiais de limpeza.
E também é preciso fazer a limpeza a cada metro quadrado do rejunte aplicado.

Já o rejunte cimentício é próprio para ser aplicado em áreas secas, já que são preparados com água. É necessário aplicar um selante em toda área rejuntada depois de passar a esponja úmida. E para finalizar, use um pano úmido para tirar os resíduos que sobraram.

E o mais importante é que independentemente do tipo de rejunte é necessário evitar produtos químicos e abrasivos para preservá-lo por mais tempo.

Gostou do nosso texto? Compartilhe com seus colegas em suas redes sociais!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Deixe seu comentário

Preencha o formulário com seus dados. Campos com * são obrigatórios. *