Como explicar ao cliente as vantagens do aço inoxidável?

como-explicar-ao-cliente-as-vantagens-do-aco-inoxidavel.jpeg
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

O aço inoxidável é um dos mais versáteis materiais usados atualmente. É uma liga metálica, composta, principalmente, de ferro e carbono, além de cromo e níquel. As proporções de cada elemento são variáveis, de acordo com o tipo de aplicação a que ele é destinado.

Está presente em utensílios de cozinha, tubulações, maquinário industrial, dobradiças, e até mesmo na fabricação de trens e aviões.

Se você trabalha com venda de produtos e seus clientes ainda não conhecem as amplas vantagens de optar pelo aço inoxidável, veja a seguir como você pode explicar a eles.

Resistente à corrosão

Ao contrário dos metais, o aço inoxidável é um material inerte, ou seja, não oxida nem corrói, por não reagir com o ar ou com ácidos. Sua superfície se mantém lisa e sem sulcos com o uso cotidiano.

Graças a isso, é seguro de ser utilizado junto a alimentos, seja na cozinha de casa ou em indústrias.

Como não há oxidação nem deterioração da superfície, o custo de manutenção é muito baixo, mesmo para uso industrial ou na construção civil. Isto é, muito útil nas grandes cidades, onde há a ocorrência das chamadas chuvas ácidas.

Fácil de limpar

A facilidade de limpar objetos feitos deste material é uma de suas principais vantagens, especialmente para uso doméstico. Conforme explicamos acima, o aço inoxidável não reage facilmente com outras substâncias, por isso, pode ser limpo com uma grande variedade de produtos.

Devido a sua facilidade para ser limpo, tem boa aparência, independentemente da forma em que se apresente (panelas, eletrodomésticos, parafusos, etc.), e demora anos para perder o brilho.

Resistente a temperaturas extremas

O aço inoxidável pode ser submetido a temperaturas altas — de algumas centenas de graus —, e também a temperaturas abaixo de 0°C, chamadas de criogênicas.

Este material não somente mantém suas características em temperaturas extremas, como também resiste a mudanças bruscas de temperatura sofrendo deformações mínimas. Tal característica é muito importante para seu uso industrial.

Bom custo-benefício

Por ser fácil de produzir, e composto por matérias-primas relativamente abundantes na natureza, o valor do aço inox não é tão elevado. Além disso, o preço vale a pena, por se tratar de um material de alta durabilidade, que tem suas características de resistência otimizadas, devido ao carbono.

Algumas ligas de inox, principalmente as utilizadas em maquinário pesado, tem também metais como manganês, silício e titânio na composição, para aumentar a resistência mecânica do material.

Pode ser reciclado

Para quem se preocupa com a sustentabilidade, é sempre uma boa ideia optar pelo aço inoxidável. Ele é considerado o material mais reciclável do mundo, com 100% de aproveitamento.

Quando seu objeto de aço inoxidável não tiver mais uso, basta mandá-lo para uma central de reciclagem, onde a sucata poderá ganhar nova vida e dar origem a novos produtos, como lixeiras, mesas, luminárias etc.

O aço inoxidável é um material barato, resistente e ecológico, além de ter muitas aplicações. Assim, fica fácil explicar para seus clientes quais são as vantagens de utilizá-lo. Se você quer saber mais sobre o assunto, veja também nosso post sobre o uso do inox na indústria de alimentos!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Deixe seu comentário

Preencha o formulário com seus dados. Campos com * são obrigatórios. *